terça-feira, 5 de outubro de 2010

Parabéns Fabrício da Cruz !

Por: Fernanda França
Colaboração: Jener Tonasso
Foto: Fernanda França

Olá, tudo bem?
O Imperiano de Fé, Fabrício da Cruz da Silva, completa hoje, seus bem vividos 34 anos de vida. E a Ala Boemia da Corte, deseja a esse Tricolor e Imperiano fanático, muitas felicidades, carinho, saúde e muito sucesso. Confira um super bate–papo com o aniversariante de hoje que vai nos passar um pouco do seu conhecimento sobre Império Serrano e sua relação com a verde e branca de Madureira!





Ala Boemia da Corte: Você poderia nos contar como surgiu o Império Serrano?  

Fábrício da Cruz: A  G.R.E.S Império Serrano,surgiu em 23 de março de 1947, após conflitos de objetivos de lideranças da Escola de Samba “Prazer da Serrinha”, onde o respeito e a democracia ficaram em segundo plano no carnaval deste mesmo ano. Daí, dissidente dessa escola resolveu fundar outra, em homenagem à sua madrinha - apesar de que nunca foi batizada - Império da Tijuca, com o nome de Império Serrano.
O primeiro Presidente do Império , foi o João Gradim. As cores da Escola sempre foram verde e o branco e seu símbolo, uma coroa. Como padrinho e protetor do Império, o Santo São Jorge (Ogum). Na verdade, a Escola de Samba Império Serrano, para mim, nasceu do sentimento. O sentimento da liberdade, da conquista, da expansão, da luz, da força, do poder da transformação, da alegria e da fé, da realeza, da nobreza, da comunicação, do povo e para o povo.

AlaQuais foram os sambistas consagrados que iniciaram na Escola?
Fabrício: Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Jorginho Peçanha, Molequinho, Hugo Pinto (Mocorongo), Elói Anthero Dias, Irênio Delgado, Olegária, Vovó Teresa (mãe de Mestre Fuleiro), Vovó Maria Joana (a grande líder espiritual da escola e da comunidade por muitos anos), Tia Eulália, Tio Hélio, Noel Canelinha, Tia Iara das Baianas, Roberto Ribeiro, Calixto dos Pratos, Edgard do Agogô, Faísca, Jorginho do Império, Sérgio Jamelão, Alice, Beto Sem Braço, Aluísio Machado, Arlindo Cruz, Wilson Diabo, Fernando Pinto, José Carlos Rego, Dona Ivone Lara, Quitéria Chagas, Tia Maria do Jongo, Darci do Jongo, Bob Nelson, Wilson das Neves, Jamil Salomão Maruff, Jorge dos Remédios, Rachel Valença, Careca, Miriam Pérsia, Itaci, Átila, sem diminuir a ninguém. Ah, me incluo nesta lista também rs!

Ala: Como é feita a preparação da Escola, desde a escolha do Samba até o dia do desfile? 
Fabrício: O planejamento se inicia com os  cortes de samba em paralelo também com as atividades corriqueiras das escolas. E quanto ao barracão trabalha-se a todo o vapor quanto da confecção dos figurinos para o desfile, para as alas de comunidade, bem como para algumas partes do desfile, alguns destaques, bateria, etc.  E também com relação à confecção das alegorias. O carnaval em si depende da posição ou disposição do presidente; ou do vice-presidente do carnaval em conjunto ou não com o diretor de carnaval e sua equipe; ou, como nos tempos atuais, de patrocínio. Parte daí o tema ou o enredo (são coisas distintas) proposto e partimos para a guerra.

Ala: Há quanto tempo, existem as feijoadas do Império Serrano e porque fazem tanto sucesso?
Fabrício: A Feijoada Imperial ocorre desde 16 de julho de 2005, e curiosamente só não fui à primeira. De lá para cá, mesmo com todos os problemas, é um sucesso de público, de uma boa comida, de amigos. Tenho o prazer de também ter ajudado a este evento ficar reconhecido pelas pessoas, uma vez ter proposto a acrescentar ideias de sucesso na nossa Feijoada, ao ir em outros locais e escolas com os amigos: Jener, Leandro e Leonardo (Black Léo), principalmente, verificando sempre o que seria melhor para nós enquanto público neste evento.

Ala: O que é a festa dos protótipos? Qual o principal objetivo da mesma?
Fabrício: A festa dos protótipos tem a finalidade de, retirando algumas partes do desfile como os casais de mestre-sala & porta-bandeira, alegorias e destaques, mostrar os figurinos, numa linguagem visual do que será passada pela escola e seus figurantes para o seu próximo desfile.

Ala: Quem são as pessoas que frequentam a Escola?
Fabrício: Seus integrantes, pessoas que tem simpatia pela escola e pessoas que nunca a visitaram ou a frequentaram.

Ala: Qual o principal objetivo da festa Imperianos de Fé?
Fabrício: Entre 2008 a 2010 houve a finalidade de angariar fundos para a finalização dos trabalhos de barracão (ou próximo disso), impulsionar a escola emocionalmente para a grande batalha. O desfile em serve para promover não só a escola como o enredo ou tema a ser apresentado no Carnaval.

Ala: Como um freqüentador ou algum admirador da Escola pode se tornar sócio?
Fabrício: De imediato ser apresentado por algum sócio que assina um requerimento de apresentação de futuro sócio, e o requerente leva na secretaria da escola R$ 30,00 (TRINTA REAIS), três fotos 3x4, e originais e cópias de identidade, CPF  e comprovante de residência dela. E com relação a poder de voto, somente com 01 ano de contribuição ininterrupta anterior à futura eleição.

Ala: O que mais o emociona no Império Serrano?
Fabrício: O Império Serrano faz parte da minha família desde 1950, e da minha vida desde 1976. É uma força maior que a minha sã consciência, onde tanto já briguei por boas brigas, já falei mal, já berrei, não só eu, como tantos de minha família e muitos tantos fora dela.!Faz lembrar do meu pai, do meu padrinho, de tantas pessoas que já não estão aqui comigo/conosco que em fevereiro ou março esqueciam de si para brindar a alegria e o amor por essa grande instituição, que acabei adquirindo também e venho passando para tantos outros, inclusive as crianças. Lembranças que minhas tias em sua adolescência viveram (hoje, jovens senhoras), que minha avó paterna em seus 92 anos ainda lembra, minha mãe mesmo passou a viver quando conheceu meu pai em 1972 até o falecimento dele em 2003 e a sua continuidade de convivência com a Império conosco (e ela que é Mangueirense, nunca desfilou por sua escola, mas que desfilou na minha por causa de nós, filhos - Fabrício, Heleny e Fabner), coisas desse tipo que me fortalecem o amor pela Império Serrano e que me fazem reconhecer que o que é bom é para sempre. Só para ter noção, na semana que antecede ao desfile eu sempre tenho febre, ou "revolução gástrica", coisas desse tipo. Já desfilei até com dengue, em 2002. Não sei se seria outra escola, mas também não me vejo com outras cores, com a altivez e a nobreza Imperiana. Não falarei mais, pois no momento o sentimento começa a me fazer despertar algumas lágrimas.

Ala: O que você Imperiano de Fé, diria aos que desejam conhecer o mundo da Escola Verde Branca ?
Fabrício: Conheça a alguns de nós que trabalhamos com amor, carinho e respeito pelo Império Serrano e Rachel Valença (essa, incomparável).Vocês saberão na alma, no sentimento e no corpo o que é esta escola de verdade, a sua capacidade e o seu real direcionamento, POR NÓS!SIMBOOOOOOOORA IMPÉÉÉÉÉÉÉRIO SERRAAAAAAANO! RIIIIBAAAAAAA!

4 comentários:

  1. FALA VELHO, QUE SUA GARRA IMPERIANA CONTINUE POR MUITOS ANOS, PARABÉNS!!!
    ABS DO DEPTO CARNAVAL DO G.R.E.S IMPÉRIO SERRANO 2011

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Foi sensacional sua entrevista...com muita emoção, também não seria diferente.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa!! Que legal.. eu conheço o Fabrício de tempos!! Da CAPEMI... um grande abraço e muito legal a entrevistaaa!!!

    ResponderExcluir