terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escola de Samba Virtual?

Por: Fernanda França
Colaboração: Jener Tonasso
Foto: Arquivo Pessoal

Nos dias atuais, por causa da tecnologia praticamente nada é impossível, e quando se trata de Carnaval idem. Agora, você se imagina, sendo um  Presidente, integrante ou até mesmo um mero torcedor de uma Escola de Samba Virtual?
Por isso, para esclarecer essa novidade que vem fazendo sucesso na Internet, convidamos o  o Estudante de Jornalismo, Torcedor nato do Mengão e da Mocidade Independente e Padre Miguel, Leonardo Catalice para  nos contar essa façanha virtual.

Ala Boemia da Corte: Quem o induziu a gostar de  Samba?
Leonardo Catalice: Já vem do berço. Meus pais se conheceram na quadra da Mocidade quando ainda se fazia o carnaval do povo. Em 2002, minha prima telefonou e me perguntou seu eu queria ver os carros alegóricos que estavam na Pres.Vargas um dia antes do desfile. Aceitei, vi cada escola. Quando avistei um abre-alas lá embaaaaaaaaixo eu perguntei pro funcionário que estava trabalhando no carro: "Quem escola é essa?". Não deu outra, era o abre-alas da Mocidade, no ano que tinha como enredo "O Grande Circo Místico".
A partir de 2002 prestei mais atenção nos desfiles e me recordo da Mocidade abrilhantando a avenida com o Wander Pires mandando ver, emoção foi geral.
Hoje em dia não perco desfile de nenhuma escola, nem do especial, nem do acesso.

Ala: Tem costume de ir aos sambas frequentemente?
Catalice: Regularmente. Confesso que vontade é o que não falta, mas devido à violência e o horário, desanima. Frequento às feijoadas da escola, ensaios de bateria, mas ensaios aos sábados, é raro.

Ala: Você tem experiência em algum departamento de Escola de Samba?
Catalice: Infelizmente não. Em 2009 fui convidado para  participar do DCD (Departamento de Comunicação e Divulgação) da escola. Na época, o assessor era o Viola e chegamos a fazer algumas reuniões. Enviei o protótipo da camisa e em reunião ela foi aprovada como a camisa oficial do departamento. Mas devido à conflitos de opiniões, houve uma divisão no grupo e decidimos terminar antes mesmo de começar.

Ala: É verdade que  é um compositor nato?
Catalice: Huhauhaauha. Nato é Cartola, Paulinho da Viola e a safra nova tmbm é boa, Diogo Nogueiro (Portela) e Diego Nicolau (Mocidade). Sou apenas um amador.
Nas horas vagas quando pinta uma melodia eu corro pro Pc e começo a escrever, ou melhor, digitar..rs.
Já concorri em algumas escolas virtuais, como: Sambario, Estrela-guia e Império do Progresso.

Ala: Como ficou sabendo da Escola de Samba Virtual?
Catalice: Por um amigo que conheci na net. Ele fazia parte da Liga e me convidou. A princípio eu meio que rejeitei o convite, mas depois pedi pra que ele me explicasse melhor como funcionava o regulamento e me interessei.

Ala: Quais são as regras para participar  da Escola de Samba Virtual?
Catalice: Qualquer pessoa pode participar. Basta ler o regulamento e aceitar os termos definidos. Existem duas ligas virtuais. A Liesv (Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais), pela qual eu era membro, e a VirtuaFolia.

Ala: Já ganhou alguma competição?
Catalice: Parece que estou com Zica..rs. Esse ano eu fiz um samba para a Estrela-Guia (VirtuaFolia) e era apontado como um dos favoritos, mas perdi por um voto.
Não fico triste. É só mais um motivo para eu continuar, me aperfeiçoar e evoluir sempre.

Ala: Por que você não participa mais das competições de Escola de Samba Virtual?
Catalice: Problemas com horários. E horário e presença são itens essencias em uma escola de samba, mesmo que virtual. Com o estágio ocupando a minha manhã e a faculdade à noite, só me resta a madrugada e os fins de semana, mas em breve isso vai mudar..rs.

Ala: Quais as  dicas  para os que  desejam integrar nesse jogo virtual de Samba?
Catalice: Que se divirtam. Embora haja regulamento e normas, é um espaço onde você pode e deve usar a imaginação, soltar a voz, mandar e desmandar. Mas o mais importante é que o folião "brinque".

Ala: De fato, essa "brincadeira" ajuda para quem quer montar uma Escola de Samba na vida real?
Catalice: Não sei se ajuda a criar uma escola, mas muitas pessoas que começaram no mundo virtual já ingressam em escolas reais. Temos compositores do mundo virtual que já venceram disputas em escolas do acesso. É um incentivo para o pessoal. E vice-versa, temos intérpretes do grupo especial e do acesso que gravam as nossas faixas do CD. Tiãozinho Cruz, Anderson Paz, Leonardo Bessa.

Ala: Quais são as suas expectativas para o Carnaval de 2011?
Catalice: Espero que vença a melhor, assim como foi em 2010. Que minha escolinha faça um bom desfile e quem sabe belisque uma posição entre as seis primeiras. Que todas as agremiações façam um belo desfile para nós amantes da folia.

Ala: Você poderia deixar um recado aos admiradores do Samba e aos integrantes da Ala Boemia da Corte ?
Catalice: O samba nos proporciona momentos de felicidade e alegria. Esquecemos da violência e dos problemas quando pisamos na avenida e vemos aquela arquibancada lotada, cantando e vibrando com você. Independente do Grupo e da escola, cante, pule, sambe, e o mais importante, busque a sua raiz, a sua identidade. Eu encontrei a minha.




Se você ficou interessado, acesse o site: http://www.liesv.com.br/tvliesv.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário