terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escola de Samba Virtual?

Por: Fernanda França
Colaboração: Jener Tonasso
Foto: Arquivo Pessoal

Nos dias atuais, por causa da tecnologia praticamente nada é impossível, e quando se trata de Carnaval idem. Agora, você se imagina, sendo um  Presidente, integrante ou até mesmo um mero torcedor de uma Escola de Samba Virtual?
Por isso, para esclarecer essa novidade que vem fazendo sucesso na Internet, convidamos o  o Estudante de Jornalismo, Torcedor nato do Mengão e da Mocidade Independente e Padre Miguel, Leonardo Catalice para  nos contar essa façanha virtual.

Ala Boemia da Corte: Quem o induziu a gostar de  Samba?
Leonardo Catalice: Já vem do berço. Meus pais se conheceram na quadra da Mocidade quando ainda se fazia o carnaval do povo. Em 2002, minha prima telefonou e me perguntou seu eu queria ver os carros alegóricos que estavam na Pres.Vargas um dia antes do desfile. Aceitei, vi cada escola. Quando avistei um abre-alas lá embaaaaaaaaixo eu perguntei pro funcionário que estava trabalhando no carro: "Quem escola é essa?". Não deu outra, era o abre-alas da Mocidade, no ano que tinha como enredo "O Grande Circo Místico".
A partir de 2002 prestei mais atenção nos desfiles e me recordo da Mocidade abrilhantando a avenida com o Wander Pires mandando ver, emoção foi geral.
Hoje em dia não perco desfile de nenhuma escola, nem do especial, nem do acesso.

Ala: Tem costume de ir aos sambas frequentemente?
Catalice: Regularmente. Confesso que vontade é o que não falta, mas devido à violência e o horário, desanima. Frequento às feijoadas da escola, ensaios de bateria, mas ensaios aos sábados, é raro.

Ala: Você tem experiência em algum departamento de Escola de Samba?
Catalice: Infelizmente não. Em 2009 fui convidado para  participar do DCD (Departamento de Comunicação e Divulgação) da escola. Na época, o assessor era o Viola e chegamos a fazer algumas reuniões. Enviei o protótipo da camisa e em reunião ela foi aprovada como a camisa oficial do departamento. Mas devido à conflitos de opiniões, houve uma divisão no grupo e decidimos terminar antes mesmo de começar.

Ala: É verdade que  é um compositor nato?
Catalice: Huhauhaauha. Nato é Cartola, Paulinho da Viola e a safra nova tmbm é boa, Diogo Nogueiro (Portela) e Diego Nicolau (Mocidade). Sou apenas um amador.
Nas horas vagas quando pinta uma melodia eu corro pro Pc e começo a escrever, ou melhor, digitar..rs.
Já concorri em algumas escolas virtuais, como: Sambario, Estrela-guia e Império do Progresso.

Ala: Como ficou sabendo da Escola de Samba Virtual?
Catalice: Por um amigo que conheci na net. Ele fazia parte da Liga e me convidou. A princípio eu meio que rejeitei o convite, mas depois pedi pra que ele me explicasse melhor como funcionava o regulamento e me interessei.

Ala: Quais são as regras para participar  da Escola de Samba Virtual?
Catalice: Qualquer pessoa pode participar. Basta ler o regulamento e aceitar os termos definidos. Existem duas ligas virtuais. A Liesv (Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais), pela qual eu era membro, e a VirtuaFolia.

Ala: Já ganhou alguma competição?
Catalice: Parece que estou com Zica..rs. Esse ano eu fiz um samba para a Estrela-Guia (VirtuaFolia) e era apontado como um dos favoritos, mas perdi por um voto.
Não fico triste. É só mais um motivo para eu continuar, me aperfeiçoar e evoluir sempre.

Ala: Por que você não participa mais das competições de Escola de Samba Virtual?
Catalice: Problemas com horários. E horário e presença são itens essencias em uma escola de samba, mesmo que virtual. Com o estágio ocupando a minha manhã e a faculdade à noite, só me resta a madrugada e os fins de semana, mas em breve isso vai mudar..rs.

Ala: Quais as  dicas  para os que  desejam integrar nesse jogo virtual de Samba?
Catalice: Que se divirtam. Embora haja regulamento e normas, é um espaço onde você pode e deve usar a imaginação, soltar a voz, mandar e desmandar. Mas o mais importante é que o folião "brinque".

Ala: De fato, essa "brincadeira" ajuda para quem quer montar uma Escola de Samba na vida real?
Catalice: Não sei se ajuda a criar uma escola, mas muitas pessoas que começaram no mundo virtual já ingressam em escolas reais. Temos compositores do mundo virtual que já venceram disputas em escolas do acesso. É um incentivo para o pessoal. E vice-versa, temos intérpretes do grupo especial e do acesso que gravam as nossas faixas do CD. Tiãozinho Cruz, Anderson Paz, Leonardo Bessa.

Ala: Quais são as suas expectativas para o Carnaval de 2011?
Catalice: Espero que vença a melhor, assim como foi em 2010. Que minha escolinha faça um bom desfile e quem sabe belisque uma posição entre as seis primeiras. Que todas as agremiações façam um belo desfile para nós amantes da folia.

Ala: Você poderia deixar um recado aos admiradores do Samba e aos integrantes da Ala Boemia da Corte ?
Catalice: O samba nos proporciona momentos de felicidade e alegria. Esquecemos da violência e dos problemas quando pisamos na avenida e vemos aquela arquibancada lotada, cantando e vibrando com você. Independente do Grupo e da escola, cante, pule, sambe, e o mais importante, busque a sua raiz, a sua identidade. Eu encontrei a minha.




Se você ficou interessado, acesse o site: http://www.liesv.com.br/tvliesv.htm

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Confira as datas da venda e reserva dos setores no Sambódromo para o Carnaval de 2011

Por: Fernanda França
Colaboração: Jener Tonasso

Olá Imperiano de Fé,
confira as datas para as vendas e reservas de cadeiras individuais, arquibancadas e frisas da Avenida do Samba para o Carnaval de 2011 no Rio de Janeiro.


RESERVAS DE FRISAS
A partir do dia 2 de Dezembro de 2010, o interessado em reservar frisas para o Carnaval de 2011, deverá  enviar os seus dados através do Fax (021) 2122-8080, com as  seguintes informações: Nome, setor de interesse e  o telefone de fax para  que a Central da Liesa entre em contato. O horário de atendimento será das 9h às 15h. Os nomes serão divulgados no dia 21 de Dezembro e o pagamento deverá ser efetuado entre os dias 27 e 29 na Central da Liesa.

VENDA DE CADEIRAS INDIVIDUAIS E ARQUIBANCADAS
De acordo com a Liesa, a venda de cadeiras individuais earquibancas estão previstas para a primeira quinzena de Janeiro de 2011.Quanto às arquibancadas populares que são os setores 6 e 13, serão vendidas a partir da segunda quinzena de Fevereiro.

Acesse: www.liesa.com.br
O endereço da Central da Liesa fica na Rua da Alfândega, 25 - Lojas A/B, Centro.
Telefone: (021) 2233-8151

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

É pedir a Benção e cair no samba..

Por: Fernanda França
Colaboração: Jener Tonasso
Fotos: Diego Mendes e Fernanda França





Desfilante Angélica Diniz com a fantasia "Serenata do Adeus"
Na noite do dia 12 de Novembro de 2010, foi realizada a Festa dos Protótipos do Império Serrano para o Carnaval de 2011. Contagiante e moderna, a festa contou com uma programação super bacana, iniciada com a apresentação do cantor Daniel Bernardo, que além de cantar músicas próprias, encerrou o seu repertório com as canções do inesquecível Vinicius de Moraes. Logo após, a Presidente da Verde e Branco de Madureira, Vera Lúcia Corrêa, fez um discurso aos Imperianos de Fé, dando ênfase que todos devem entrar com garra e energia na Avenida do Samba.


Com elegância e atitude, surgiram na passarela 29 desfilantes, representando suas respectivas alas carnavalescas. Dentre elas, claro, a nossa querida Angélica Diniz, que, com classe e  toda  sua alegria, subiu ao palco defendendo a ala Boemia da Corte, cujo o  repertório recebeu o nome de “Serenata do Adeus”, onde no sambódromo estará no 5° setor com o número 23.
Para encerrar, foi apresentada à comunidade de Madureira, a nova Rainha da bateria 40.3, Vânia Love. Junto a ela o Mestre de Bateria Gilmar Mendes e um dos integrantes da sinfônica, exibiu a sua fantasia, apelidada de "Arrastão”
E isso aí amigos, agora é pedir a Benção e cair no samba.


Para saber sobre as condições de pagamento da Ala Boemia da Corte, basta enviar um e-mail para : alaboemiadacorte@gmail.com


Desfilante Angélica Diniz
Faça do seu Carnaval, um grande evento!
Fantasia "Serenata do Adeus"



Protótipos

 
Mestre Gilmar, a Rainha de Bateria Vania Love  e os Diretores da Sinfônica
 




Mestre Gilmar caindo no samba com o integrante da Bateria 40.3
Rainha da Bateria do Império Serrano Vânia Love


Vânia Love e Mestre Gilmar


Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Confira o calendário dos ensaios técnicos no Sambódromo para o Carnaval de 2011!

Por: Fernanda França
Imperiano de Fé, não esqueça de marcar na sua agenda, a data do nosso ensaio técnico na Avenida do Samba em 2011!


Janeiro
09/01 (Domingo) - Rocinha (19h); São Clemente (20h); Salgueiro (22h)
15/01 (Sábado) - Alegria da Zona Sul (19h); Viradouro (20h); Imperatriz (22h)
16/01 (Domingo) - Cubango (19h), Mocidade (20h), Unidos da Tijuca (22h)
22/01 (Sábado) - Pilares (20h); União da Ilha (22h)
23/01 (Domingo) - Renascer (19h), Grande Rio (20h); Mangueira (22h)
29/01 (Sábado) - Porto da Pedra (20h); Portela (22h)
30/01 (Domingo) - Santa Cruz (19h); Beija-Flor (20h); Vila Isabel (22h)

Fevereiro
06/02- (Domingo) - Império Serrano (19h); Império da Tijuca (20h); Salgueiro (22h)
12/02- (Sábado) - São Clemente (20h); União da Ilha (22h) 
13/02- (Domingo) - Estácio (19h); Mocidade (20h); Mangueira (21h)
19/02- (Sábado) - Porto da Pedra (19h); Portela (22h)
20/02- (Domingo) - Inocentes (19h); Vila Isabel (20h); Grande Rio (22h)
26/02- (Sábado) - Imperatriz (20h); Beija-Flor (22h)
27/02- (Domingo) - Unidos da Tijuca (22h)





sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Festa dos Protótipos Império Serrano 2011

Por: Fernanda França


Na próxima Sexta-Feira, 12 de Novembro de 2010, será realizada a Festa dos Protótipos do G.R.E.S Império Serrano e você não pode ficar fora dessa!
É importante a sua presença, pois além das apresentações das fantasias, você terá a oportunidade de ter contato direto com os Presidentes da Ala para tirar suas dúvidas, saber as formas de pagamento e conhecer as pessoas que estarão ao seu lado no dia do desfile.
A festa terá início às 21:00 horas na quadra do Império Serrano. Para os sócios da Verde e Branco de Madureira, a entrada será gratuidade, mediante à apresentação da carteirinha e do último boleto do mês correspondente, mas para os não-sócios a entrada terá um custo de apenas R$ 10,00 reais.


A Ala Boemia da Corte o aguarda!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ei, vamos virar sócio do Império Serrano?

Por: Fernanda França
Colaboração: Jener Tonasso
Foto: Fernanda França

Imperiano, você já se associou à Escola verde e branca de Madureira? Não? Então não perca tempo, faça já a sua carteirinha de sócio e assim terá direito à gratuidade aos eventos realizados pelo Império Serrano.
Para fazê-la é super simples, basta ir à Secretaria da Escola levando consigo os seguintes itens: original e cópia do CPF, Identidade, comprovante de residência, três fotos 3x4 e R$ 30,00 reais. Após se associar, por mês, você pagará apenas R$ 10,00 reais e depois de  um ano de pagamentos, terá o direito de voto nas eleições da Escola.

Faça como o nosso amigo Álvaro Damasceno, dê aquele sorriso de sócio feliz e ajude o nosso Glorioso Império Serrano!


Endereço: Av. Min Edgard Romero, 114 - Madureira  - Rio de Janeiro - RJ, 21350-302
Telefone: (0xx)21 2489-8722